RECHONCHUDAS ÀS ANGELINAS


Ontem estávamos nos famosos momentos descontração do escritório quando começaram as opiniões sobre a trajetória das mulheres em relação à beleza desde a época renascentista até hoje. Achei o assunto interessantíssimo, e como sempre, participo.
Lembrei da minha mãe...Ela é um estilo bem barroca daquelas do tipo rechochudinhas (n exagerada),aquela também bem renascentista (mas somente nas formas, porém as atitudes são dignas de uma mulher atual).

As mulheres renascentistas eram auge para os olhos masculinos pois eram do tipo gordinhas (sinônimo de beleza) e seu papel era gerar filhos e mais filhos como forma de exemplo à sociedade. Leonardo da Vinci e Ticiano vecellio, pintores renascentistas, que diga!
Logo mais ,vieram as mulheres Machadianas como Capitu ,que era uma mulher que ,depois do romantismo,trazia formas e atitudes realista. Aquela em que as curvas já não eram mais rechonchudas mas com cinturas bem mais torneadas e ao mesmo tempo,uma mulher que começava a não ser mais submissa ao homem...quem não conhece os olhos de ressaca e atitudes de Capitu?

Depois fiquei pensando como as formas foram modificadas e marcadas a começar com a chegada do tão famoso espartilho (aquele q deixa a cintura de “pilão” e ainda elevava e tanto os seios) Era algo torturante !Bonitas mulheres!

Logo mais vieram outros acessórios como os cintos, faixas e muitos outros..mesmo hoje, a moda vai e vem. Eu mesma uso cintos que marcam minha cintura e ao mesmo tempo salientam as minhas pernas e seios...Como disse, a moda vai e vem!

Décadas mais à frente ,pós anos 70, a mulher passou a ser vista como "bela" somente aquelas magrelas estilo top model ( digamos, sem “tudo”) . Um padrão de beleza bastante depressivo às vezes...Um estilo muito mais exigente àquelas garotinhas sem nada na cabeça...

Hoje pela manhã,também no escritório, falávamos em cirurgias para aumentar os seios enquanto ontem falávamos das rechonchudas,das magrelas...não da p não ligar o assunto e eu fiquei pensando nesta trajetória feminina...Bem , temos novas mulheres: seios beeeem grandes dignos de fazer olhos de homem pular para fora por instantes, bumbuns que parecem calcinhas com enchimento...barriguinhas esticadas, botox, etc, etc, etc, Angelinas!

Ótimo mesmo seria se a sociedade não fosse tão exigente e que as mulheres não se modificasse tanto sem necessidade como há muitas por aí...estamos na época de ter cuidado com o nosso psicológico diante de todas estas armadilhas da beleza, de sorrir mais, de causar alegrias ao contrário da solidão, preocuparmos um pouco mais com o sorriso dos filhos e não com um sorriso esticado por botox sem necessidade.Teremos mais cuidado!

Mas com tudo isso, o que me alegra é saber que durante todo este tempo a mulher tem uma participação cada vez mais significativa na sociedade , cada vez mais inserida!Poderemos avançar muito mais até porque a época barroca e renascentista de só gerar filhos passou! Seremos mais inteligentes...tudo depende de nós!
SANDRA DUARTE

2 bilhetinhos deixados no baú:

Unknown disse...

huuum, não sou tão bom com as palavras mas vou tentar agregar uma visão masculina, e bastante contemporanea a seu pensamento.
vamos la, hojé apenas os machos procuram mulheres pelo q seus corpos representam, os Homens de verdade procuram mulheres que lhe proporcionam otimos momentos, com uma otima conversa, que tenham acima de tudo conteudo, logico seria hipocrita de minha parte dizer quem nao se liga para a parte fisica,obvio que todos tem que cuidar do corpo mas aquela barriginha, as celulites, estrias...nada interessa quando se tem uma mulher inteligente ao lado.

espero ter mostrado um pouco da visão de um cara que tem admiração pela mulher moderna, uma mulher forte mas sem deixar o lado feminino em segundo plano.

Diego Henrique

Flávio Café disse...

Nós, assim como vocês, só queremos uma pessoa que nos apoie, que nos entenda e que nos ame apesar de nossos defeitos. =)

Postar um comentário